Campo Alegre de Lourdes em Romaria pela Vida diz não a Mineração


Com cantos, orações e gritos em defesa da natureza e da vida, cerca de duas mil e quinhentas pessoas, de todo o município de Campo Alegre de Lourdes - BA, caminharam dois quilômetros sob o sol do meio-dia, no domingo, 4 de setembro, até as imediações do morro do Tuiuiu, considerado “cartão postal” do lugar, seu mais importante patrimônio natural. Presentes representantes de várias comunidades, grupos religiosos, associações, sindicatos protestavam contra o avanço da mineração no município. O belo morro contém minérios valiosos, como titânio, vanádio e ouro, e está sob mira de empresas.

Localizada no extremo norte da Bahia, divisa com o Piauí, a população já conhece os impactos da mineração. No povoado Angico dos Dias, a Mineradora Galvani explora fosfato e transtornou a vida do lugar, com sérios problemas de saúde, já havendo suspeita de mortes, causados pela poeira da extração mineral. Assustada com a possibilidade de que 82% do território do município sejam minerados, a população, que tem um histórico de organização e luta, reage e obriga o poder público local a tomar medidas de precaução.

Na Assembléia de Trabalhadores Rurais do município, organizada pela CPT de Juazeiro e Paróquia, em julho, foi construída a romaria. O pouco tempo para a organização e realização demonstra a preocupação que toma conta da maioria das pessoas, que tem sua vida baseada na agricultura de subsistência e na pecuária de pequeno porte, e mais recentemente na apicultura, reconhecidas como das mais produtivas da região, dada a fertilidades das terras e a qualidade das matas.

Levando a cruz, faixas, cartazes, orações, cantos, depoimentos e dança, a Romaria concluiu com a celebração da missa numa clareira em meio à caatinga seca, da qual se tinha uma bela vista do Tuiuiu. O vigário, padre Bernardo Hanke, circundado pelo padre Edcarlos e o diácono Edivaldo e muitos coroinhas e Ministros da Eucaristia, presidiu uma longa e animada celebração, com muitas exortações ao compromisso em defesa da vida. Ao final, o vice-prefeito Deusvaldo Almeida (PT) anunciou que a prefeitura estuda formas de preservar o Tuiuiu. Cansados mas muito animados, os participantes voltaram fortalecidos para o duros embates que virão, em continuidade da luta em defesa da vida, contra a sanha devoradora e cega que quer se assenhorar de solos, águas e subsolos da Bahia.

Postagens mais visitadas deste blog

TRADIÇÃO: RODA DE SÃO GONÇALO REÚNE MAIS DE 500 PESSOAS EM COMUNIDADE DE CASA NOVA

BERNARDO, 40 ANOS DE PADRE, 26 EM CAMPO ALEGRE DE LOURDES

UAUÁ CELEBRA SÃO JOSÉ COM ROMARIA NA SERRA DA CANABRAVA