Comunidade de Melancia em Casa Nova realiza a décima edição da Festa daMandioca

Nos dias 09 e 10 de setembro com o objetivo de preservar a cultura popular na comunidade, envolver os jovens, os membros da comunidade e das comunidades vizinhas, aconteceu mais uma   festa da Mandioca na comunidade de Melancia no município de Casa Nova.
   
201109191518.jpg
                                          Fonte: Arquivo CPT Juazeiro

A Festa da Mandioca tem sua origem no ano de 2006 para inaugurar o terreiro de raspa de mandioca construído na comunidade. A inauguração constou de exposição de produtos extraídos da mandioca, muita comida, bebida e um animado Forró. “Como o forró de pé de serra estava desaparecendo na comunidade, resolveu-se fazer a inauguração com um Forró” informou Valério um dos organizadores da Festa.

201109191519.jpg
                                          ]]Fonte: Arquivo CPT

Com o passar dos anos foram sendo incorporadas ao Forró pé de serra, outras manifestações culturais como: Samba de Véio, Roda de São Gonçalo, repentes e nos dois últimos anos a Festa dos Vaqueiros com aboios e corridas de cavalo. Esse ano, além das manifestações culturais, venda de comida e bebida para angariar fundos para a Associação, foram realizadas Oficinas para discutir Meio Ambiente e Fundo de Pasto, sendo ressaltadas às ameaças de Fundo de Pasto e a necessidade de articulação entre as comunidades para a preservação do seu modo de vida.

201109191521.jpg




201109191521.jpg

                                  Fonte: Arquivo CPT
Fazendo um balanço da Festa o Sr. Jorge da Rocha um dos assíduos participantes comentou que a festa deste ano foi melhor do que as dos demais anos, principalmente a Festa dos Vaqueiros, ele como ex-vaqueiro ficou muito feliz com o encontro dos vaqueiros, foi um clima de muita paz e mais pessoas da comunidade se integraram em toda organização e participação da Festa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRADIÇÃO: RODA DE SÃO GONÇALO REÚNE MAIS DE 500 PESSOAS EM COMUNIDADE DE CASA NOVA

BERNARDO, 40 ANOS DE PADRE, 26 EM CAMPO ALEGRE DE LOURDES

UAUÁ CELEBRA SÃO JOSÉ COM ROMARIA NA SERRA DA CANABRAVA