Comunidade de Melancia em Casa Nova realiza a décima edição da Festa daMandioca

Nos dias 09 e 10 de setembro com o objetivo de preservar a cultura popular na comunidade, envolver os jovens, os membros da comunidade e das comunidades vizinhas, aconteceu mais uma   festa da Mandioca na comunidade de Melancia no município de Casa Nova.
   
201109191518.jpg
                                          Fonte: Arquivo CPT Juazeiro

A Festa da Mandioca tem sua origem no ano de 2006 para inaugurar o terreiro de raspa de mandioca construído na comunidade. A inauguração constou de exposição de produtos extraídos da mandioca, muita comida, bebida e um animado Forró. “Como o forró de pé de serra estava desaparecendo na comunidade, resolveu-se fazer a inauguração com um Forró” informou Valério um dos organizadores da Festa.

201109191519.jpg
                                          ]]Fonte: Arquivo CPT

Com o passar dos anos foram sendo incorporadas ao Forró pé de serra, outras manifestações culturais como: Samba de Véio, Roda de São Gonçalo, repentes e nos dois últimos anos a Festa dos Vaqueiros com aboios e corridas de cavalo. Esse ano, além das manifestações culturais, venda de comida e bebida para angariar fundos para a Associação, foram realizadas Oficinas para discutir Meio Ambiente e Fundo de Pasto, sendo ressaltadas às ameaças de Fundo de Pasto e a necessidade de articulação entre as comunidades para a preservação do seu modo de vida.

201109191521.jpg




201109191521.jpg

                                  Fonte: Arquivo CPT
Fazendo um balanço da Festa o Sr. Jorge da Rocha um dos assíduos participantes comentou que a festa deste ano foi melhor do que as dos demais anos, principalmente a Festa dos Vaqueiros, ele como ex-vaqueiro ficou muito feliz com o encontro dos vaqueiros, foi um clima de muita paz e mais pessoas da comunidade se integraram em toda organização e participação da Festa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Centenas de famílias estão na rua após despejos violentos em acampamentos do MST

Mineração: uso de explosivos aterroriza comunidade de Angico dos Dias

XII Encontrão de Jovens de Campo Alegre de Lourdes