32ª MISSÃO DA TERRA DA DIOCESE DE SENHOR DE BONFIM


 32ª MISSÃO DA TERRA DA DIOCESE DE SENHOR DE BONFIM
25/09/2011 Antônio Gonçalves-BA: Más de 5000 pessoas das comunidades rurais e urbanas da diocese de Senhor de Bonfim se reuniram na cidade de Antônio Gonçalves para celebrar a 32ª Missão da Terra. Organizada pela CPT, é um espaço de encontro do povo das comunidades, das paróquias, Comunidades Eclesiais de Base, militantes dos movimentos sociais, sindicatos e ONGs. Começou, de manhã,  com uma caminhada nas aforas da cidade, onde houve momentos para a oração, para a reflexão e para olhar a nossa Mãe Terra: ela esta sendo ameaçada pelas empresas mineradoras, pelo agronegócio, pelas mudanças climáticas, pela violência que sofre o povo...A caminhada percorreu as ruas da cidade, ate chegar na praça, onde se olhava um grande palco com o lema: “CUIDAR DA VIDA NO PLANETA É NOSSA MISSÃO! VAMOS SALVAR A NOSSA SERRA: TERRA E ÁGUA, VIDA PARA O SERTÃO!”
Nesse cenário aconteceu a tarde cultural, com atuações de dança, música, teatro e cordel. A presença e animação dos jovens foram grandes. A romaria finalizou com a Eucaristia, onde o Povo de Deus aí reunido renovou a Esperança no meio das ameaças e sentiu a presença de Jesus na luta pela Justiça.
 No encerramento, foi lido um manifesto, do qual oferecemos umas linhas: ¨Em nome de um “falso progresso”, as mineradoras, como a Ferbasa, a Cimpor, a Caraíba Metais e a Yamana Gold e empresas agrícolas de monocultoras como a Sitio Barreiro, no Perímetro Irrigado de Ponte Novo, com forte apoio do Governo do Estado, tem invadido e se instalado nos territórios comunitários, promovendo a expulsão de camponeses, a concentração fundiária, o desmatamento da caatinga, a degradação do solo, a poluição das águas, a morte das nascentes, e os problemas na saúde da população. Diante desse horror, silenciar é consentir. Por isso, indignados nos perguntamos será que vale a pena tamanha destruição na região comparada com a riqueza que levam?¨

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRADIÇÃO: RODA DE SÃO GONÇALO REÚNE MAIS DE 500 PESSOAS EM COMUNIDADE DE CASA NOVA

BERNARDO, 40 ANOS DE PADRE, 26 EM CAMPO ALEGRE DE LOURDES

UAUÁ CELEBRA SÃO JOSÉ COM ROMARIA NA SERRA DA CANABRAVA