"MINERAÇÃO: PROGRESSO OU DESTRUIÇÃO"? É TEMA DE ENCONTRO REALIZADO PELA CPT



O potencial mineral da Bahia tem atraído muitas empresas mineradoras e o Estado é o grande parceiro, viabilizando infraestrutura, públicas ou financiadas com recursos públicos, com previsão de investimento de 6,5 bilhões de dólares no setor, entre os anos de 2012 a 2016 – 8,71% do total nacional (75 bilhões de dólares). Isto significa cerca de 25% de todo investimento econômico no Estado, neste período. 

Por outro lado, as populações que vivem nos entornos dos empreendimentos amargam todo tipo de violação de direitos, como a expulsão do seu territórios, contaminação das águas, ar, poluição sonora, aumento de doenças decorrentes da exploração mineral, entre outros impactos negativos, e com total falta de políticas públicas socioambientais, econômicas e culturais. 

Para refletir sobre o avanço da mineração na Bahia, a Comissão Pastoral da Terra (CPT/BA) realiza o II Encontro de Atingidos pela Mineração nos dias 24 e 25/09/2013, nesta terça-feira e quarta-feira, na Organização Fraternal São José (Av. Luiz Tarquínio, 18 – Roma), das 9h às 18h, na terça; e das 9h às 13h, na quarta. No evento, intitulado Mineração: progresso ou destruição? depoimentos dos atingidos sobre os problemas enfrentados com a instalação das mineradores, sobretudo nas áreas de comunidades tradicionais (quilombolas, indígenas e fundo de pasto).

Além da fala dos atingidos, o encontro conta com a reflexão sobre a mineração no Brasil e no mundo, facilitada pelo professor Rodrigo Salles, da Universidade Federal de Juiz de Fora. Outro assunto bastante em evidencia atualmente e que terá destaque no evento é o Código de Mineração, com palestra proferida por Tatiana Dias Gomes, advogada e assessora da CPT.


PROGRAMAÇÃO

DIA 24/09/13
Manhã
- Apresentação das regiões: atingidos/as e agentes – problemas, desafios e conquistas
- Apresentação da realidade de outros estados
Tarde
- A realidade da mineração no Brasil e no mundo – Rodrigo Salles (UFJF)
- O Código de Mineração – Tatiana Dias Gomes (CPT-BA)
- Debate
- Trabalho em grupo: Principais desafios para serem enfrentados
Noite
Lançamento da revista: Alumeia

DIA 25/09/13
Manhã
- Trabalho em grupo: Discussão dos desafios e estratégias
- Entrevista coletiva
- Apresentação dos desafios e estratégias
- Discussão e encaminhamentos
- Avaliação/Encerramento

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRADIÇÃO: RODA DE SÃO GONÇALO REÚNE MAIS DE 500 PESSOAS EM COMUNIDADE DE CASA NOVA

BERNARDO, 40 ANOS DE PADRE, 26 EM CAMPO ALEGRE DE LOURDES

UAUÁ CELEBRA SÃO JOSÉ COM ROMARIA NA SERRA DA CANABRAVA