FÓRUM DE ENTIDADES DISCUTE AMEÇAS E IMPACTOS DA MINERAÇÃO EM REMANSO

Remanso tem meio ambiente ameaçado por mineradoras 



Os impactos socioambientais provocados por empresas de extração de minérios estiveram no foco das discussões do Fórum de Entidades de Remanso, que se reuniu no último dia 19.Participaram do momento representantes do SASOP, STR, CPT, Paróquia, Rede Mulher e moradores/as de comunidades de fundo de pasto do município.

Na ocasião, Isael Moreira Rodrigues, vice-presidente do STR, lembrou os prejuízos provocados pelas mineradoras em Remanso.  “Muitas comunidades são enganadas pelas mineradoras, que prometem benefícios e não o fazem. Lagoas e lençóis freáticos contaminados, impossibilidade da criação de animais e problemas de saúde nos moradores são problemas recorrentes. Somente com organização, esclarecimento e união da comunidade podemos parar com a ofensiva das mineradoras na comunidade”, avaliou.

O encontro foi importante também para retomar as ações nas comunidades de fundo de pasto, formação dos jovens, além de discutir problemas que afetam a vida em Remanso. “Este momento é importante porque reúne entidades para acumular forças e lutar pela comunidade. As mineradoras têm sido um grande problema na região. É preciso ficar alerta e se organizar, principalmente os jovens, que são quem têm maior potencial de buscar melhorias”, ressaltou Ildeci, moradora de Salina do Brejo e secretária da paróquia de Remanso.

 Como encaminhamentos, o grupo presente no Fórum de Entidades de Remanso optou pela realização de duas atividades, formação de jovens, e um seminário sobre reforma agrária e violência no campo, previstos para acontecer entre os dias 19 e 21, e 29 e 30 de setembro, respectivamente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Nós vamos ficar com a morte e a doença”: Em Sento Sé (BA), comunidades ribeirinhas temem empreendimento de mineração

Centenas de famílias estão na rua após despejos violentos em acampamentos do MST

Mineração: uso de explosivos aterroriza comunidade de Angico dos Dias