A Voz do Velho Chico aborda ocupação da Ilha do Fogo pelo Exército Brasileiro




Neste domingo, o programa  A Voz do Velho  Chico aborda a polêmica ocupação da Ilha do Fogo pelo  Exército Brasileiro. A ilha está localizada entre Juazeiro e Petrolina e há quase 50 anos é um território pesqueiro.Mais de 40 famílias dependem do espaço para sobreviver. O comando militar deu até o próximo  dia cinco para que os trabalhadores saiam do local.  A entrada do Exército aconteceu em 3 de setembro de 2012.

Além de fonte de renda, a Ilha do Fogo é considerada como um patrimônio cultura para baianos e pernambucanos. Reza  a lenda que uma enorme serpente está presa embaixo da  ilha por um fio de cabelo de Nossa Senhora das Grotas, padroeira de Juazeiro. Se o cabelo se partir,  as cidades irmãs serão inundadas pelas águas do São Francisco. 

Os entrevistados Jucinei Martins, do Coletivo Amigos da Ilha do Fogo, e Cícero Fêlix, da Articulação Popular São Francisco Vivo, falam sobre as ações para reaver o espaço, e o que pode está por trás da investida militar. 

A Voz do Velho Chico é o programa das Pastorais Sociais da Diocese de Juazeiro. A atração vai ao ar pela rádio Grande Rio AM, de Petrolina,  no domingo 27 às sete da manhã.  Na internet, acompanhe pelo endereço www.granderioam.com.br . 











Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRADIÇÃO: RODA DE SÃO GONÇALO REÚNE MAIS DE 500 PESSOAS EM COMUNIDADE DE CASA NOVA

BERNARDO, 40 ANOS DE PADRE, 26 EM CAMPO ALEGRE DE LOURDES

UAUÁ CELEBRA SÃO JOSÉ COM ROMARIA NA SERRA DA CANABRAVA