270 piauienses são resgatados do trabalho escravo todos os anos




Centenas de trabalhadores rurais piauienses são resgatados de outros estados pela Polícia Federal em parceria com a Procuradoria Regional do Trabalho todos os anos. Segundo a Polícia, essas pessoas saem do interior do Piauí com promessa de emprego, carteira assinada e outras facilidades. Entretanto, a realidade é bem diferente quando se chega aos locais prometidos.



Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, o Piauí é um dos estados que mais exporta mão de obra para o trabalho escravo. Em média são resgatados por ano 272 piauienses, a maioria trabalha em situação degradante nos estados do Pará e Mato Grosso.

Drama vivido pelo agricultor Francisco Rodrigues dos Santos, que recebeu promessas de um bom salário, carteira assinada e moradia em uma fazenda no estado do Mato Grosso.

“Lá, a gente não tomava café e quando tinha alguma coisa para comer era uma mão de farinha seca. Carne ninguém via e tinha apenas feijão. A água que nós bebíamos e tomávamos banho era do mesmo lugar que o gado bebia”, relata Rodrigues.

Para combater o trabalho escravo, o Governo Federal criou o grupo móvel de fiscalização que percorre todos o país. Além do trabalho no campo, os piauienses também estão sendo explorados na cidade e o grupo móvel está investigando a prática do trabalho escravo na construção civil e também na indústria de confecção.

“Constatada a redução das condições de trabalho análogos à de escravo, essa empresa vai ser autuada, os trabalhadores serão resgatados, terão suas verbas rescisórias calculadas para que o empregador efetue esse pagamento. Persistindo a infração, esse empregador será inscrito no cadastro nacional de empregadores que reduzem os trabalhadores à condição análoga à escravidão, a famosa lista suja”, explica Guilherme Cerqueira, chefe de fiscalização da Superintendência Regional do Trabalho no Piauí.

A situação preocupa a Federação dos Trabalhadores da Agricultura no Piauí (Fetag). Segundo a entidade, a seca está empurrando cada vez mais os piauienses para o sul do País.

“Nós estamos preocupados com a situação, pois já temos vários acordos coletivos no estado do Piauí e duas convenções coletivas, aonde estamos, junto com os empresários, trabalhando  para que os agricultores tenham um bom salário, mas termina que a seca atrapalha”.

Segundo a Fetag, somente neste domingo (13), cerca de 400 trabalhadores rurais deixaram o Piauí pata trabalhar em outros estados, a maioria com destino ao trabalho de corte da cana e construção civil em São Paulo e Mato Grosso.
Para ler mais notícias do G1 Piauí, clique em g1.globo.com/piaui. Siga também o G1 Piauí noTwitter e por RSS.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRADIÇÃO: RODA DE SÃO GONÇALO REÚNE MAIS DE 500 PESSOAS EM COMUNIDADE DE CASA NOVA

BERNARDO, 40 ANOS DE PADRE, 26 EM CAMPO ALEGRE DE LOURDES

UAUÁ CELEBRA SÃO JOSÉ COM ROMARIA NA SERRA DA CANABRAVA