1° ENCONTRO UNITÁRIO CAMPONÊS DA PARAÍBA COBRA SOLUÇÕES À PRESIDENTE DILMA


Representantes de movimentos sociais que participaram do 1° Encontro Unitário Camponês da Paraíba, entregaram nesta terça (5) à presidenta Dilma Rouseff, dois documentos que foram escritos ao fim do evento, que ocorreu entre 26 a 28 de fevereiro. 

O 1° Encontro Unitário Camponês da Paraíba reuniu diversos movimentos camponeses, sem-terra, quilombolas, povos indígenas, atingidos por barragens, sindicalistas e técnicos rurais.

O Encontro é um desdobramento do Encontro Nacional Unitário dos Trabalhadores e Trabalhadoras e Povos do Campo, das Águas e das Florestas ocorrido em agosto de 2012, e sob o lema "por Reforma Agrária, Terra, Território e Dignidade", serviu como uma construção de unidade contra as ofensivas do agro e hidronegócio e do poder público, que causam uma exclusão cada vez maior no campo, aumentando a desigualdade e expulsando comunidades.


"Casos emblemáticos apresentados em nosso encontro evidenciam a essência violenta deste modelo que subtrai das populações locais o direito de acesso à terra de trabalho, o livre acesso aos recursos naturais (água e biodiversidade), suas formas de organização econômica e suas identidades socioculturais. A cultura patriarcal que impõe relações desiguais entre homens e mulheres permanece inalterada ampliando ainda mais a violência desse modelo.", afirma o documento final do Encontro. 

Os movimentos sociais da Paraíba afirmam que para se criar um novo modelo de desenvolvimento, capaz de respeitar o homem, o meio ambiente e criar alimentos saudáveis, livres de agrotóxicos, é preciso que se concretize uma Reforma Agrária no país; que se garanta a soberania alimentar, territorial e energética, e que a agricultura familiar, aliada ao modelo de produção agroecológico, seja valorizada.

“Nós, trabalhadores e trabalhadoras do campo paraibano, exigimos o redirecionamento das políticas e ações do estado da Paraíba e da esfera federal, pois o campo não suporta mais. Seguiremos em marcha, mobilizados em unidade e luta e, no combate ao nosso inimigo comum, construiremos uma Paraíba e um Brasil com uma sociedade justa, solidária e sustentável”.

Seca – O encontro também produziu um segundo documento, analisando quais motivos fazem que a seca na região tenha impactos sociais tão destrutivos para os agricultores familiares e pequenos produtores e seja um problema constante. Apenas se tomando medidas estruturantes, que adotem uma noção de convivência com o Semiárido, que pressupõe a tomada de diversas medidas estruturantes, que capacitem os agricultores e produtores a produzir e viver de forma digna, adaptando-se à seca, é que se poderá resolver o problema.

“Nos perguntamos por que, em pleno século XXI, continuamos a assistir o drama social a que as famílias camponesas estão submetidas há séculos. A resposta se encontra no passivo histórico de negligência do Estado brasileiro para com os povos sertanejos, mantendo e reforçando a concentração da terra, o acesso à água, à riqueza e ao poder nas mãos de grupos oligárquicos. Ao invés de enfrentar os problemas estruturais, reais geradores desta crise, a cada nova seca o Estado tem se curvado para atender aos interesses dessa elite oligárquica por meio do que se convencionou denominar a ‘indústria da seca’”. 

O documento aponta que muitas soluções concretas para o problema da seca partem de ações feitas por organizações da sociedade civil: “Frente às sucessivas secas estão os mecanismos comunitários de ajuda mútua, reciprocidade, solidariedade e auto-organização que, em grande medida, garantem as condições de convivência com a seca. Inspirados nesses princípios, as organizações camponesas vêm constituindo as redes de bancos de sementes comunitários, as estratégias de armazenamento de forragem, os fundos rotativos solidários voltados a financiar animais e outros insumos produtivos e as estratégias coletivas de construção de infraestruturas hídricas (cisternas, barreiros trincheiras, barragens subterrâneas)”.

Por fim, o documento aponta medidas estruturantes que o governo deve tomar para, em conjunto com as ações das organizações sociais, possam resolver o problema da seca. Dentre as medidas estão a democratização do acesso à terra e à água; a criação de um programa de sementes crioulas; o fortalecimento das estratégias de estocagem e a intensificação do programa de assistência técnica aos pequenos camponeses. 

Fonte: mst.org.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRADIÇÃO: RODA DE SÃO GONÇALO REÚNE MAIS DE 500 PESSOAS EM COMUNIDADE DE CASA NOVA

BERNARDO, 40 ANOS DE PADRE, 26 EM CAMPO ALEGRE DE LOURDES

UAUÁ CELEBRA SÃO JOSÉ COM ROMARIA NA SERRA DA CANABRAVA