ATINGIDOS PELA BARRAGEM DE SOBRADINHO OCUPAM BA 210


Chesf tem dívida histórica com centenas de famílias da região 
Na madrugada desta quarta-feira (13), cerca de mil atingidos pela barragem de Sobradinho ocuparam a BA 210, rodovia que liga a cidade de Paulo Afonso a Sento Sé, na Bahia. Os manifestantes reivindicam a responsabilidade social da CODEVASF, da CHESF e do Estado brasileiro com a pauta dos atingidos pela barragem de Sobradinho. Uma das principais reivindicações é o direito a água. A manifestação faz parte da Jornada nacional de lutas do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), que ocorre nesta semana do 14 de março, considerado o Dia internacional de Luta contra as Barragens, pelos Rios, pela Água e pela Vida.

Há mais de 30 anos, os atingidos por Sobradinho foram expulsos da beira do rio São Francisco e realocados para as áreas de caatinga, sem nenhuma estrutura e hoje sofrem as graves consequências da violenta seca por que passa o nordeste brasileiro. “Quando a gente chegou nas novas áreas nem casa tinha, ficamos de baixo de lona uns seis meses. Com muita dificuldade construímos as nossas casas, porque que a empresa não deu nada. Nós mulheres muitas vezes buscamos água na cabeça a três quilômetros, fazer comida foi muito sofrimento e até hoje sofremos porque a água não chegou”, reclamou dona Josefa, da comunidade de Brejo de Fora, município de Sento Sé.

Existe um projeto da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF) de abastecimento de água, mas os atingidos afirmam que até agora é só promessa. “Estamos pagando até R$ 150 reais em um carro pipa de água, é muito difícil essa vida”, desabafou dona Josefa.

O caso da barragem de Sobradinho no norte da Bahia é um caso histórico de violação dos direitos humanos. Para a coordenadora do MAB, Fernanda Rodrigues, a ação desta manhã é um grande levante dos atingidos pela água. “É inadmissível que as famílias expulsas da beira do rio para a geração de energia, que garante tanta riqueza, vivam nesta situação de miséria. A água é fonte de vida e um direito de todos, muitas famílias estão deixando de comprar comida para comprar água, isso é inadmissível. A CHESF, a CODEVASF e o Estado brasileiro precisam assumir a responsabilidade social que tem conosco”, concluiu Fernanda.

Os atingidos esperam que as ações de abastecimento de água aconteçam nas comunidades atingidas, enquanto isso permanecerão mobilizados até que a CODEVASF e os órgãos responsáveis se pronunciem no atendimento da pauta. Com a manifestação, os atingidos conseguiram uma audiência com a Codevasf para as 11 horas desta manhã.

Do MAB

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRADIÇÃO: RODA DE SÃO GONÇALO REÚNE MAIS DE 500 PESSOAS EM COMUNIDADE DE CASA NOVA

BERNARDO, 40 ANOS DE PADRE, 26 EM CAMPO ALEGRE DE LOURDES

UAUÁ CELEBRA SÃO JOSÉ COM ROMARIA NA SERRA DA CANABRAVA