LEI DISTRITAL ESTABELECE SEMANA DE LUTA PELA REFORMA AGRÁRIA




O governo do Distrito Federal aprovou, na semana passada, a Lei Distrital nº 5.071/2013, que institui a Semana Distrital de Luta Pela Reforma Agrária e de Disseminação de Formas Não Violentas para a Resolução de Conflitos. Com a sanção da lei, durante a semana do dia 17 de abril, o Distrito Federal deverá realizar ações que discutam a importância da reforma agrária e o fim dos conflitos no campo.

“A iniciativa do governo para discutir a questão agrária no Distrito Federal é importante, principalmente na atual conjuntura, mas a ação deve sair do âmbito de apenas aprovação de leis e assinaturas em papéis, porque na prática, os movimentos sociais continuam sofrendo com o descaso do governo com a Reforma Agrária” afirma Lucimar da Silva, integrante da direção do MST no DF.

A data é uma homenagem aos trabalhadores assassinados durante o Massacre de Eldorado dos Carajás, no Pará. O objetivo da Semana de Luta pela Reforma Agrária é rememorar as histórias de luta pela terra no Brasil e a violência sofrida pelos trabalhadores rurais e urbanos. Campanhas, debates, audiências públicas e oficinas sobre violência contra camponeses deverão ser realizados como parte do calendário do Distrito Federal.


De acordo com a deputada distrital e autora do projeto, Arlete Sampaio (PT), as atividades a serem realizadas este ano somam-se às conquistas dos movimentos sociais. “O governador do DF recentemente assinou o termo de cooperação com o Incra e tem um grupo de trabalho no governo que discute com outros órgãos a questão. O principal é identificar as terras públicas que podem ser utilizadas para fins de Reforma Agrária”, comentou.

Segundo a deputada, já foram localizadas áreas passíveis para assentamentos e que poderão ser utilizadas para fins de Reforma Agrária. “Temos que otimizar as terras públicas que podem ser utilizadas para a Reforma Agrária e terras da União que também possam ser utilizadas para o mesmo fim”, completou Arlete.

Por Iris Pacheco

Fonte: www.mst.org.br 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRADIÇÃO: RODA DE SÃO GONÇALO REÚNE MAIS DE 500 PESSOAS EM COMUNIDADE DE CASA NOVA

BERNARDO, 40 ANOS DE PADRE, 26 EM CAMPO ALEGRE DE LOURDES

UAUÁ CELEBRA SÃO JOSÉ COM ROMARIA NA SERRA DA CANABRAVA