Articulação que luta pela revitalização popular do rio São Francisco discute prioridades para 2013

Rio São Francisco perdeu 35% da vazão em 50 anos


Antes de iniciar o planejamento da Articulação Popular São Francisco Vivo na regional do Submédio, organizações populares e comunidades tradicionais representadas homenagearam o fotógrafo João Zinclar, ao comentarem fotos suas espalhadas pela sala de reunião do Centro de Terapias Naturais Giaani Bandi, em Juazeiro (BA), na manhã dessa segunda-feira 25. Saudosos, os participantes lembraram o homem e o militante que faleceu em acidente automobilístico, no início do ano, mas cujo exemplo de luta ficará para sempre nos retratos que fez das águas e dos povos do castigado Velho Chico. Seu livro de fotos “O Rio São Francisco e as Águas do Sertão” é considerado um monumento em defesa do rio e de seu povo.

Atuando em toda a Bacia Hidrográfica do rio, a São Francisco Vivo articula os enfrentamentos populares aos grandes projetos de degradação do rio, a partir das comunidades atingidas, com apoio de entidades mediadoras. As organizações e comunidades envolvidas lutam para manter vivo o extenso curso d´água que, com seus afluentes, beneficia 16 milhões de pessoas, ao longo de 640 mil km2. Muito ameaçado, porém, o Velho Chico pode se tornar intermitente. Nos últimos 50 anos, estudos apontam uma perda de 35% de sua vazão. Nesse período, barragens para geração de energia e grandes projetos agropecuários e de irrigação se alastram por sua bacia, devastando suas matas e comprometendo suas águas.  



Para defender o rio e seu entorno dos projetos degradantes que cobiçam o território sanfranciscano, organizações e comunidades ribeirinhas defendem uma revitalização plena e verdadeira. "Nós entendemos que qualquer revitalização do São Francisco deve levar em conta terra, água, rio e povo. Acontece que o governo tem uma visão do que é revitalizar que está distante do que as comunidades e toda a bacia de fato necessitam para ter real sustentabilidade. Revitalizar para o governo se limita a limpar alguma sujeira das águas que a expansão de projetos empresariais continua produzindo", explica Ruben Siqueira, articulador geral da São Francisco Vivo.


A revitalização propagada pelo governo federal vacila, estima mais recursos do que estão sendo efetivamente usados, e mal aplicados. Obras importantes como a do saneamento estão quase todas incompletas, quando não mal feitas. Na outra ponta do grande projeto governamental, as obras da transposição estão abandonadas, apesar dos custos ultrapassarem 8 bilhões de reais, quase o dobro do valor inicial. Assim, confirmam-se as denúncias da Articulação São Francisco Vivo, do bispo D. Luiz Cappio e outros, de que a obra é  eleitoreira e um ralo de dinheiro público.

Iniciada em 2005, com apoio da agência de cooperação alemã Misereor, e  agregando  cerca de 350 entidades parceiras ao longo do Alto, Médio, Submédio e Baixo São Francisco, para os próximos três anos a São Francisco Vivo prevê uma atuação mais “ousada”. “Entre as perspectivas estão o monitoramento do programa governamental e ações de revitalização de microbacias, como entidades populares fizeram no rio dos Cochos, em Januária, Minas Gerais. Era um rio que estava morto, e com um conjunto de medidas simples e eficazes, voltou a correr água... Replicar a experiência visa mostrar a capacidade do povo organizado e obrigar o governo a fazer isso de forma mais ampla e estrutural”, prevê Ruben Siqueira.


Saneamento

Para enfrentar os problemas relacionados aos esgotos despejados no rio sem o devido tratamento, situação comum em grande parte dos municípios ribeirinhos, a São Francisco Vivo pretende articular 40 grupos de monitoramento e fiscalização de saneamento básico ao longo do rio, como os que já existem em quatro bairros de Juazeiro, na Bahia, entre eles o mais populoso, o João Paulo II, onde comunitários se organizam para acompanhar e fiscalizar o trabalho das empresas responsáveis, pressionando pela transparência e bom andamento das obras. 

“Estamos cobrando mais pressa. Era para (a prefeitura local) entregar o saneamento do João Paulo II no dia 03 de fevereiro. Hoje já é 25 e a obra está parada”, reclama Elton Souza, integrante de grupo que monitora o esgotamento no bairro.

No município, 45% dos rejeitos são despejados no rio de forma inadequada, segundo apurou o Ministério Público da Bahia.

Paralelo aos atrasos nas obras de saneamento de cidades como Juazeiro, cresce o risco de privatização das águas. Na calada da noite, depois de ser reeleito no ano passado, o prefeito juazeirense Isaac Carvalho (PCdoB) enviou ao legislativo municipal Projeto de Lei que entrega por 20 anos  à iniciativa privada o controle de diversos órgãos públicos. Entre eles, o SAAE - Serviço Autônomo de Água e Esgoto.  Na Câmara de Vereadores, apenas um vereador votou contra a ideia do “comunista”.

Na vizinha pernambucana Petrolina, o executivo municipal comandado por Julio Lossio (PMBD) defende a municipalização da Companhia de Pernambucana de Saneamento  (Compesa) para depois deixá-la por três décadas com o capital privado.

Por Juliana Magalhães e João Marques – CPT Juazeiro 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRADIÇÃO: RODA DE SÃO GONÇALO REÚNE MAIS DE 500 PESSOAS EM COMUNIDADE DE CASA NOVA

BERNARDO, 40 ANOS DE PADRE, 26 EM CAMPO ALEGRE DE LOURDES

UAUÁ CELEBRA SÃO JOSÉ COM ROMARIA NA SERRA DA CANABRAVA